quarta-feira, 17 de maio de 2017

Tempo de compartilhar-3ª semana de maio/2017

Tempo de compartilhar-3ª semana de maio/2017

Tradução feita à pedido da irmã Valdirene Torres,blog:lifes journey to perfection


Preparação

Em espírito de oração, estude e pense sobre quais são as necessidades específicas de sua primária e como você pode ensinar-lhes esta doutrina. O mais importante é amar aqueles que você ensina e ensiná-los pelo Espírito! Concentre-se em edificar seus testemunhos e ajudá-los a vir a Cristo!


Instruções para o tempo de compartilhar

Comece o tempo de compartilhar com um jogo de dicas. Explique às crianças que você vai lhes dar algumas pistas e eles têm que adivinhar o que você está descrevendo.

Pista 1: É um membro da trindade
Pista 2: O Papel Principal é Testificar do Pai Celestial e de Jesus Cristo
Pista 3: Não tem um corpo de carne e ossos
Pista 4: É para nos ajudar
Pista 5: Nós o recebemos como nosso companheiro constante quando somos confirmados

Resposta: Espírito Santo.


Mostre às crianças  o cartaz do tema do mês e convide-as a repetir: "O Espírito Santo pode ajudar-me". Explique que hoje vamos aprender sobre os caminhos que o Espírito Santo pode nos ajudar.



Pergunte às crianças da primária se elas gostariam de ir em uma viagem a algum lugar que eles nunca tinham estado antes, eles queriam alguém lá para ajudá-los?

Explique-lhes que o Pai Celestial sabia que Ele estava nos enviando para algum lugar que nunca tínhamos visto antes. Em algum lugar que ia ser diferente e às vezes difícil.

Ele queria nos dar algo para nos ajudar. Então, Ele nos deu o Espírito Santo.

Explique às crianças  que todos podem ter a influência do Espírito Santo em suas vidas. Aqueles que são batizados recebem-no como seu companheiro constante.

Mas para que o Espírito Santo esteja conosco e fale à nós, precisamos estar vivendo uma vida onde possamos estar ouvindo. Fazemos isso enquanto seguimos nosso Salvador e guardamos seus mandamentos.

Peça às crianças  para abrir seus corações e mentes e deixar o Espírito Santo ensiná-los hoje.

Então, como o Espírito Santo pode nos a ajudar ???

Faça a seguinte atividade para ensinar sobre este princípio:

Coloque as tiras de papel escrito Espírito Santo no chão, de cabeça para baixo. Convide uma criança da primária para tirar um papelzinho de dentro de uma sacolinha.

Peça-lhes que peguem o papel e os convidem a ler o que ele diz. (Para aqueles que não sabem ler, você pode ajudá-los a ler)

Em seguida, mostre às crianças  a imagem ou o objeto que acompanha essa tirinha  de palavras e discuta como o Espírito Santo pode ajudá-las. (Veja os tópicos, fotos e idéias de discussão abaixo) Convide-os a compartilhar seus testemunhos e experiências.

Continue com cada uma das tiras de palavras. Convidando outra criança para sacudir o saco e uma outra criança vem e tira um papelzinho e ler a palavra até que todos possam participar.

Feche cantando a Canção do Espírito Santo e compartilhe seu testemunho sobre como o Espírito Santo o ajudou e pode ajudá-los nesta vida.





Como o Espírito Santo pode nos ajudar:



O Espírito Santo pode nos confortar: Mostre uma imagem da criança triste sendo confortada. Discussão: Explique que quando estamos tristes ou assustados, o Espírito Santo pode nos confortar. Podemos sentir paz, esperança e carinho quando  o Espírito Santo está lá. (Convide as crianças a compartilhar suas experiências de quando o Espírito Santo as consolou)


O Espírito Santo pode nos ensinar: Mostre às crianças da primária as Escrituras. 
Discussão: Explique que o Espírito Santo pode nos ensinar a verdade de todas as coisas. Convide as crianças  a pensar em um tempo em que estiveram lendo as escrituras ou escutando uma canção da  primária ou uma lição  e sentiram um sentimento caloroso, feliz e pacífico. Explique que isso é o Espírito Santo ensinando-os. (Convide as crianças a compartilhar suas experiências de quando o Espírito Santo as ensinou)


O Espírito Santo testifica de Cristo: Mostre às crianças da primária uma imagem do Salvador. Discussão: Explique que, como parte da Divindade, o papel do Espírito Santo é testemunhar de Jesus Cristo. Convide as crianças a olhar para a imagem do Salvador. Peça-lhes que pensem sobre tudo o que o Salvador fez por eles. Estão cheios de amor para com o Salvador e de paz e carinho como o pensamento dele. Este é o Espírito Santo, testificando de Cristo. (Convide as crianças a compartilhar suas experiências de quando o Espírito Santo testificou de Cristo para elas)


O Espírito Santo pode nos advertir: Mostre a imagem do menino jogando videogames. 
Discussão: Explique que o Espírito Santo pode nos advertir. Ele pode nos avisar de perigos ou de escolhas erradas. Muitas vezes, esses avisos vem por um sentimento de desconforto. Ele pode falar com a nossa mente, alertando-nos sobre os perigos. (Convide as crianças  a compartilhar suas experiências de como o Espírito Santo as advertiu)


O Espírito Santo pode nos guiar: Mostre às crianças da primária a imagem das crianças andando pelo caminho no escuro. 
Discussão: Explique que nesta vida existem tantos ruídos e coisas que nos puxam em todas as direções. O Espírito Santo está lá para nos guiar e nos ajudar a fazer as escolhas certas que nos manterão no caminho, levando de volta ao nosso Pai Celestial. Quando nos deparamos com uma escolha, o Espírito Santo nos ajudará a saber o que é certo. Se a escolha for certa, teremos paz e um sentimento caloroso e bom, se não estiver certo, não teremos uma sensação calorosa e, às vezes, podemos até ter uma sensação de desconforto. (Convide as crianças a compartilhar como o Espírito Santo os guiou)


Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário